Soft Skills: as competências do futuro

Se antes cursar uma boa faculdade era pré-requisito e seu diferencial era um MBA em determinada área, essas qualificações já não são suficientes para o novo mercado de trabalho, que está muito concorrido, competitivo e o currículo deixa de ser um diferencial.

O que prova isso é que segundo o IBGE o Brasil tem aproximadamente 4 milhões de brasileiros que cursaram faculdade e não encontram uma profissão na área. Além da elevada concorrência, os milhares de trabalhadores desempregados não apresentam nenhum diferencial.

Hoje, mais do que simplesmente uma habilidade e qualificação técnica as empresas desejam que os colaboradores tenham competências socioemocionais, comportamentais e interpessoais – as tão faladas Soft Skills.

Faculdade é coisa do passado

Aqui vou fazer o papel do advogado do diabo.

Você acredita mesmo que as faculdades têm formado os profissionais para atuar nesse novo mercado?

Posso apostar algumas moedas que não.

Algumas seguem a mesma grade curricular há décadas. Não estou falando para abolir a faculdade da sua vida, o que quero dizer é que se você quer se tornar um profissional diferenciado no mercado de trabalho terá que aprender a desenvolver habilidades em outro campo, ou seja, fora do universo escolar.

As habilidades comportamentais – ou as Soft Skills –não são ensinadas em nas cadeiras acadêmicas, você precisa conhecer quais são as habilidades que o mercado busca e trabalhar para dominá-las.

Juventude X Soft Skills

Apesar de a juventude viver em uma era 100% digital e tecnológica, parece que uma fatia dela não está atenta quanto a importância em desenvolver as habilidades emocionais.

O que preocupa, visto que a nova geração vai atuar muito mais com pensamento e essas habilidades interpessoais do que com mão de obra bruta. Muitas profissões do futuro se quer existem atualmente.

Há de se preocupar com a possibilidade de uma nova economia com um número ainda mais reduzido de empregos, pois muitas tarefas realizadas por seres humanos estão sendo substituídas por robôs, especialmente aqueles com inteligência artificial.

Eu te pergunto:

O que você faz hoje poderá ser substituído por um robô?

Quem domina as habilidades emocionais terá vantagem no novo mercado de trabalho. Afinal com o domínio das Soft Skills o profissional terá capacidade e desenvoltura para aplicar com maior destreza e precisão as Hard Skills – essas sim aquelas aprendidas dos bancos acadêmicos.

Soft Skills X Hard Skills

Se uma é voltada ao comportamento interpessoal, comunicação, adaptabilidade, flexibilização, autocontrole a outra se dá exatamente no campo técnico, as Hard Skills são as habilidades necessárias para uma determinada carreira – seria a parte específica e técnica de algo.

As Hard Skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, ao contrário das Soft Skills, que não tem como mensurar de forma simples.

Para ficar mais fácil as Hard Skills são os treinamentos técnicos no trabalho sobre como operar uma máquina, como realizar a confecção de uma planilha, programação, contabilidade, entre outras habilidades.

Historicamente, as Hard Skills eram as únicas habilidades necessárias para a carreira profissional. Hoje, habilidades tais como comportamento interpessoal, comunicação e habilidades de apresentação, que aumentam as habilidades técnicas quando bem aplicadas e integradas, são importantes para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.

No entanto, especialmente em jovens profissionais, essas habilidades raramente são enfatizadas ou ensinadas no local de trabalho.

Qual a importância das Soft Skills no mercado 4.0

As Soft Skills contribuem para desenvolver trabalhos ágeis, inovadores, faz com que os colaboradores se tornem proativos. As habilidades de Soft Skills trazem o melhor das pessoas na medida em que seus comportamentos e competências são moldados para se adequar à estratégia da organização, ao clima de trabalho desejados e à paisagem imprevisível e em constante mudança.

A mão de obra qualificada participará de uma variedade maior de tarefas e não estará mais associada a apenas um tipo específico de trabalho, por isso a importância das Soft Skills, pois elas são capazes de auxiliar no novo trabalho, já que uma das habilidades é a flexibilidade.

As Soft Skills em breve estarão entre os requisitos a serem ensinados e desenvolvidos ao longo da formação dos novos profissionais.

Enquanto isso não acontece saiba que você pode e deve buscar desenvolver essas habilidades, afinal de contas as Soft Skills são habilidades que podem ser aplicadas em todas as áreas da vida.

Quem não gostaria de falar bem e público? Ter o domínio da oratória e de uma comunicação efetiva?

Se você quer ser reconhecido e se tornar referência no mercado, precisará de um diferencial na parte socioemocional.

Como andam os profissionais no mercado de trabalho

Uma pesquisa do Capgemini Digital Transformations Institute, datada de 2017, apontou que 60% das organizações estão insatisfeitas com as Soft Skills dos seus colaboradores.

Entre as principais queixas estavam nas seguintes áreas:

  • Foco no cliente
  • Cooperação
  • Aprendizagem contínua
  • Habilidade organizacional
  • Habilidade de lidar com ambiguidade
  • Mindset empreendedor
  • Capacidade de promover as mudanças

Com isso, percebemos que para se dar bem no mercado do futuro não basta saber e ter uma capacidade técnica, é necessário estar apto a cooperar, agir com um mindset empreendedor e mudar, seja interna ou externamente.

E aí, você já está se preparando para o novo mercado e desenvolvendo as habilidades de Soft Skills?

Tem alguma que você já domina? Comente aqui com a gente.

Um grande abraço.

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