Você ainda sofre por não saber aplicar as Soft Skills à sua rotina de trabalho?

As Soft Skills são habilidades que devem fazer parte da rotina do novo profissional, mas se você ainda sofre por não conhecer ou não saber aplicar as Soft Skills no seu dia a dia, acompanhe aqui esse conteúdo, onde vou apresentar algumas Soft Skills, sua importância e como aplicá-las em seu dia a dia para se dar bem e obter sucesso profissional.

Criatividade

A criatividade é como a fonte de energia. Ela ajuda a pensar na resolução de problemas e a estruturar as tarefas de maneira original e inovadora. Ela reinventa as ações e motiva comportamentos.

O novo mercado apresenta desafios diferenciados e para isso desenvolver a Soft Skill da Criatividade é importante para refletir sobre a melhor decisão a ser tomada, auxilia na análise de dados, além da possibilidade de desenvolver uma leitura diferenciada do problema, não existe mais uma regra.

A criatividade é assertiva no gerenciamento de complexidades e mudanças de última hora tanto na produção quanto nas decisões.

Motivação

A motivação se posiciona de forma a indicar ao profissional que ele deve e é capaz de se reinventar, de se inserir e se desenvolver.

A Soft Skill motivação permite que o profissional seja agente de transformação e inovação; ela o mantém disciplinado na condução do caminho ao desenvolvimento e provê autoconfiança para seguir buscando acertar diante dos novos desafios.

É preciso ter um motivo para agir, e os motivos são distintos para cada uma das pessoas e o mais importante ele deve ser forte o bastante para que o profissional não desista do seu objetivo.

O grande desafio é como manter-se motivado trabalhando em lugares diferentes, à distância, em situações complexas conseguindo resultados satisfatórios.

Flexibilidade

A flexibilidade se mostra presente em vários momentos, pois ela é a responsável pela aceitação das novas dinâmicas de trabalho e os próprios processos que são flexíveis e adaptáveis às alterações necessárias à nova realidade.

Quem não se mostra capaz de se adaptar e com rapidez às novas tendências e necessidades corre o risco de ficar fora do processo.

Ela destaca o valor de se permitir aprender ao longo da vida e mudar de acordo com a nova situação e cenário. Atender diferentes circunstâncias e pessoas que pensam e agem diferente torna-se mais fácil se o profissional for flexível às mudanças.

Ser flexível permite ser inserido e mantido no cenário do novo mercado de trabalho.

Comunicação

Nesse momento de evolução a comunicação é muito discutida, pois seu processo foi transformado.

Interlocutores, máquinas inteligentes, foram inseridas no processo trazendo linguagens diferentes, velocidades diferentes e tempos diferentes. Mais do que nunca o ouvir, o escrever, o falar precisam ser eficazes, concisos.

É preciso descobrir como se fazer entender, ser entendido e converter os desafios em resultados positivos. Não basta falar é preciso saber falar, como falar, ser assertivo, é preciso saber questionar e refletir as respostas.

Transmitir adequadamente a mensagem, interpretar dados, interagir com os colegas, entender as orientações e não ter medo de questionar novamente se for necessário.

O grande diferencial do profissional é sua capacidade de questionar; ele pode sempre perguntar, analisar e refletir sobre suas ações e resultados para transmitir adequadamente as mensagens.

Trabalho em equipe

As características do novo mercado de trabalho exigem do profissional uma boa habilidade em trabalhar em equipe. Mais do que cooperar a Soft Skill do trabalho em equipe mostra que é possível que todos atuem de forma harmônica, sempre em busca dos melhores resultados.

Não existe mais o dono do projeto. O ego é deixado de lado e o objetivo comum toma lugar de destaque. É um integrado, pois todos precisam estar alinhados e pensando holisticamente no processo, sendo capazes de agir a qualquer momento, de qualquer lugar.

Trabalho em equipe colaborativo e cooperativo. Sem contar que a multidisciplinaridade do trabalho pede sensibilidade à diversidade para trabalhar com múltiplas abordagens. Em equipe é possível trocar informações, ideias, é possível estabelecer uma rede de conhecimento integrada e manter características exclusivas do ser humano como a emoção uma vez que há convivência e trocas com as pessoas.

Liderança

Cabe ao líder o papel de promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências dos membros de sua equipe; dele também se espera a identificação dos meios de aprimoramento dos processos. Tudo indica que o melhor caminho para liderar é o exercício da liderança compartilhada, descentralizada, distribuída.

Lidar com situações complexas exige do líder um olhar sistêmico e pensamento estratégico.

Ele enfrenta as dificuldades, persegue as alternativas disponíveis para lidar com a complexidade e o excesso de dados e informações. Atua como criador de culturas e facilitador de soluções. Valoriza a ética, os valores, o trabalho em equipe e a manutenção das características humanas. Ao líder cabe discernimento para reconhecer e lidar construtivamente com conflitos, agora envolvendo muito mais o homem e a máquina. Exigi-se proatividade, iniciativa, inovação, adaptabilidade, autonomia e sentimento de pertença em um meio repleto de situações complexas e desafiadoras.

O líder que domina a Soft Skill da liderança estimula a equipe a enfrentar e superar grandes desafios e domina a gestão de riscos.

E então que tal começar hoje mesmo a implantar as habilidades dessas soft skills em seu dia a dia de trabalho?

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