Soft Skills por que elas são tão importantes?

E com tanta novidade no mercado de trabalho eis que surge uma nova expressão: Soft Skills.

O termo Soft Skills vem do inglês, e, apesar de parecer algo suave, a expressão tem a ver com habilidades interpessoais ou comportamentais. O que cá para nós pode ser bem complicado de compreender e controlar!

Seria algo como desenvolver a capacidade de engajar, ter empatia, ser resiliente e acima de tudo a capacidade de entender o próximo e lidar com os problemas que aparecem ao longo do dia a dia durante as atividades no trabalho.

Para quem ocupa cargo de liderança ou lida diretamente com pessoas, desenvolver essas habilidades pode fazer a diferença na hora de atingir resultados, uma vez que pessoas que conhecem e aplicam as soft skills em seu dia a dia conseguem ter autocontrole e analisar e avaliar o outro de forma mais racional, deixando que as emoções não interfiram de maneira permanente.

Essas habilidades são essenciais tanto para analisar o próximo, quanto para se conhecer e se auto controlar. Afinal não estou falando que você não pode ter sentimentos de raiva, nervosismo, ficar estressado com determinada situação, o que quero falar é que através das soft skills você será capaz de mudar suas atitudes após tudo isso acontecer.

Para o especialista em análises de projetos, José Carlos Cordeiro Martins, autor do livro: Soft skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos, as empresas contratam com base em sua capacidade técnica, mas promovem ou demitem de acordo com suas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. Aquilo que não é ensinado na escola ou em qualquer curso de formação técnica.

Mas isso não quer dizer que você não possa aprender sobre elas e acima de tudo a controla-las.

Mas para isso você precisa saber quais são as principais soft skills e as habilidades comportamentais que o mercado de trabalho tanto busca.

Por que as soft skills são importantes?

Em poucas palavras podemos dizer que as soft skills são importantes para:

  • Ter motivação, 
  • Foco, 
  • Desenvolver habilidades colaborativas, 
  • Ser mais produtivo,
  • Ter autocontrole das emoções,
  • Saber lidar com o outro,
  • Conquistar o tão almejado cargo de liderança,

Afinal de contas um líder deve ser capaz de lidar com as próprias emoções e com as emoções dos que estão à sua volta.

Quais são as principais soft skills

Colaboração

Hoje em dia não existe mais aquela pessoa que sabe tudo e não ensina nada por medo do outro ‘roubar’ seu lugar no trabalho. Exemplo disso são as startups que atuam em ambientes colaborativos e, ao invés de se virem como concorrentes, trocam informações e crescem juntos.

Trabalhar em grupo, colaborar para o crescimento do outro é mais importante do que apenas ter as suas próprias ideias.

Flexibilidade

O mundo está mudando o tempo todo e você também precisa mudar, nada de Síndrome de Gabriela: eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim.

Se o que você fazia há 5 anos era o certo, hoje em dia já não é mais. Não tenha medo de mudar, de inovar e acima de tudo seja flexível para o novo, para se adaptar à nova realidade.

Quem nunca imaginou que pudesse trabalhar remotamente, esse ano teve de enfrentar muitos desafios e algumas dessas mudanças e nova maneira de trabalhar com certeza vieram para ficar.

Pressão

Sim isso mesmo, você vai ter que aprender a trabalhar sob pressão. Não existe mais a mesma rotina em seu dia a dia, as cobranças são diferentes, e muitas vezes você terá de ser capaz de controlar as suas emoções quando estiver trabalhando em momentos de estresse e cobranças. O mundo precisa de resultado, sem mimimi.

 Comunicação

Aqui está uma das soft skills mais importantes, você precisa saber se expressar, já dizia o famoso Chacrinha: Quem não se comunica se trumbica!

No mundo atual com as mídias digitais, a informação chega a uma velocidade absurda, então não basta conhecer determinado assunto você deve dominá-lo a ponto de que o próximo possa te compreender.

Use a internet a seu favor, aprenda a desenvolver habilidades de oratória para aperfeiçoar a sua comunicação e aplica-la a seu favor em seu dia a dia.

Uma comunicação eficaz faz toda a diferença. E ainda economiza tempo!

 Orientação para resultado

Não basta ter uma meta é preciso ter em detalhes qual o caminho e como ele será percorrido de maneira rápida e eficaz.

Lembra da velocidade da informação? Se você não tiver um direcionamento vai ficar como uma barata tonta para lá e para cá. Sem efetivamente se posicionar de maneira estratégica e efetiva.

Pois, já dizia o gato de Lewis Carroll, no clássico livro: Alice no País das Maravilhas: Quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.

Tenha orientação para seu resultado!

 Liderança

O líder é capaz de motivar a equipe para que todos ajam em sinergia em busca de um resultado comum.

Ele deve ser o exemplo. Um líder motivado é capaz de motivar parte da equipe, mas um líder desmotivado com certeza influencia toda a equipe negativamente.

O líder não precisa necessariamente ter o cargo, mas sim, ser aquela pessoa que pensa na equipe como um todo e sempre em busca dos melhores resultados.

 Como desenvolver as soft skills?

 Autorregulação

Ao longo do dia você vai passar por situações que irão te desestabilizar emocionalmente, porém você precisa ter a capacidade de se autorregular e se autocontrolar de forma simples, harmônica e em pouco tempo.

Reconheça suas emoções, identifique-as e siga em frente.

Meditação

Tanto tem se falado sobre meditação e ela é tão importante para desenvolver suas habilidades de soft skills quanto você possa imaginar.

Afinal meditar vai muito além do que ficar sentado com a mente livre sem pensar em nada.  A meditação é antes de tudo um autoconhecimento, ela vai te ajudar a atingir a paz interior e reduzir o estresse, a ansiedade e claro, desenvolver e aperfeiçoar suas soft skills.

Gerenciamento de tempo

Sabe aquelas pessoas que vivem correndo para lá e para cá? Você já percebeu como elas vivem estressadas? 

As pessoas que deixam tudo para a última hora são as que mais sofrem, as mais estressadas e as que menos conseguem lidar com os sentimentos.

Já as pessoas que conseguem gerenciar o tempo, programar e planejar o que vão fazer, por mais de que aconteça algum previsto, provavelmente ela sabe lidar com mais facilidade com a situação, já que em muitos casos ele até previu o que poderia dar de errado.

Cultura de feedback

Tenha a cultura de feedback. Não precisa ser nada formal, pode ser algum colega de trabalho, algum amigo, para que você possa ver a percepção deles de como você vem se comportando e agindo.

Saber se está evoluindo, se está parado no tempo ou ainda pior, está ficando para trás e não está se atualizando.

Ter uma cultura de feedback de terceiros e uma autoanálise sincera vai te ajudar a desenvolver as soft skills e ter uma vida mais equilibrada e de sucesso.

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