Porque Todo Empresário Deve Comunicar-se Bem

Hoje em dia muitas pessoas estão querendo livrar-se do patrão e se tornarem donos do próprio negócio.

Diante desse cenário desafiador existem diversos pontos que precisam de destaque como: administração da empresa, logística, controle de estoque e de caixa e a comunicação.

Sim, a comunicação faz parte desse pacote para que sua empresa seja uma empresa de sucesso. E aqui não estamos falando em comunicação no sentido de divulgação do seu produto ou serviço com inserção de anúncios nas mídias e sim na comunicação interna e mesmo a comunicação do próprio empresário.

Saiba agora porque todo empresário deve se comunicar bem

A comunicação é essencial para qualquer organização sobreviver.

Vamos lá, todo empresário precisa:

  • Falar com os colaboradores
  • Atender aos seus clientes
  • Negociar com fornecedores de matéria prima
  • Conseguir investimentos ou empréstimos

Então todo empresário deve estar apto a lidar com sua organização e todos os envolvidos no processo se quiser sobreviver no mercado e ter um bom relacionamento com todos esses públicos.

Curso de Oratória

O empresário deve saber falar com os colaboradores

Quando falamos no público interno é preciso que haja interação entre a equipe. Com isso, o empresário deve comunicar-se de forma que sua mensagem seja clara e precisa. Comunicar não é apenas passar uma informação para frente, é preciso que o outro – quem está na outra ponta – entenda o que precisa ser feito.

Hoje em dia, é muito comum ocorrerem ruídos na informação, principalmente no ambiente corporativa, quando a mensagem passa por muitas pessoas.

Lembra da brincadeira do telefone sem fio?

Bom, pelo menos eu, quando criança, brincava muito disso com meus amigos e colegas de escola e o que normalmente acontecia?

A mensagem inicial nunca era a mesma que chegava lá no último da fila.

E o que isso tem a ver com a comunicação no meio corporativo ou empresarial?

Significa que o empresário deve estar atento para que a sua informação chegue onde precisa sem quaisquer tipos de ruído.

Pesquisas mostram que mais de 50% dos colaboradores entendem parcialmente as informações recebidas e mesmo assim executam a tarefa ou passam para frente a informação para que outro desempenhe a função.

Quando falamos em produtividade, precisão, métricas, é muito importante que a informação chegue com o menor ruído possível.

Para isso, é importante perguntar para a pessoa o que ela entendeu da mensagem, questionar qual a forma que essa informação será passada para frente e depois checar se tudo ocorreu conforme o esperado.

Quanto maior for o envolvimento entre os colaboradores e mais bem informados eles estiverem, maior será o empenho para a realização das tarefas a serem executadas.

Como transmitir a mensagem

Na hora de transmitir a informação é importante fazer questionamentos para você mesmo como:

Estou sendo claro na informação que quero transmitir?

Passei todas as informações necessárias?

Deixei o contato de alguém ou algo onde essa pessoa possa consultar para checar se está tudo ok?

Está vendo como a autoanálise pode te ajudar saber se está sendo um bom emissor das ideias e informações ao grupo?

Muitas pessoas tem dificuldade de expressar suas ideias e com o empresário não é diferente.

Até porque muitos que se enveredam nesse meio é porque tem alguma habilidade com aquele produto ou serviço, e, nem sempre isso quer dizer que também tenha a habilidade com comunicação, seja interna ou externa.

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Atender aos clientes

Todo empresário uma hora ou outra vai ter que lidar diretamente com seus clientes; principalmente se estiver no começo de sua vida empresarial onde ainda não conta com uma equipe de colaboradores para fazer determinadas ações.

O empresário deve ser um comunicador capaz de vender seus produtos ou serviços de maneira a persuadir seus clientes.

Para isso existem técnicas e estratégias que podem ser aprendidas com cursos específicos para que o empresário saiba como se portar diante dos clientes.

Negociar com fornecedores

Se você quer ser um empresário bem-sucedido com certeza vai ter que lidar com fornecedores de matéria-prima em diversas ocasiões.

Então a comunicação é primordial. Saber portar-se de maneira adequada, falar de maneira clara e objetiva, destacar o que precisa e claro saber negociar para que você possa conseguir algum tipo de benefício, seja desconto, prazo para pagamento, facilidade na entrega, entre outros.

Aqui você vai ter que aprender sobre comunicação persuasiva, gatilhos mentais, como ter autoconfiança e transmitir credibilidade para ser visto como um empresário de verdade.

Conseguir investimentos ou empréstimos

Muitos empresários precisam buscar investidores ou mesmo empréstimos para alavancar seus negócios e sabia que até para isso você precisa saber se comunicar bem?

Pois é. Para conseguir conquistar um investir você vai precisar ter argumentos e a capacidade de convencê-lo do porque é interessante para ele fazer aquele aporte em sua empresa.

Então terá que fazer uma bela apresentação – aí você precisa dominar a linguagem, o conteúdo, ter autoconfiança, ter domínio sobre a sua linguagem corporal para que possa ganhar a confiança e até abocanhar os valores que tanto precisa.

Imagine se você vai em busca de um investidor e nem você sabe explicar o motivo de precisar daqueles valores?

Esse assunto me remete aquele programa de televisão onde os empresários – principalmente os iniciantes – vão em busca de investidores e para isso precisam apresentar o seu pitch de venda, – ou seja, precisa apresentar o que é a empresa, quais os números, as projeções futuras, como é o mercado daquele ramo, ou seja, se o cara não for bom em comunicação, pode ter certeza que por melhor que seja o seu produto e ele não souber apresentar, perdeu a oportunidade de ganhar um sócio ou mesmo um investidor com um bom capital para isso.

Está vendo como o empresário precisa saber lidar com públicos diferentes e que a sua linguagem também deve ser diferente com cada um deles?

Dessa forma podemos entender que o empresário deve saber se comunicar bem e estar sempre se aprimorando com cursos de oratória, cursos para melhorar sua maneira de falar em público, cursos para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, sempre com o objetivo de estar à frente dos concorrentes e em busca de um ambiente harmônico no trabalho seja com seus colaborares ou mesmo com os clientes e fornecedores.

E aí, você acredita que o empresário de sucesso precisa ser um bom comunicador ou é possível ele delegar essa tarefa para um funcionário?

Gostou do artigo? Então por que não ler mais? Continue no nosso blog e leia mais artigos que preparamos para você. 😁

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