Você já deve ter se deparado em algum momento com alguma palestra no estilo TED Talks. Que são palestras curtas, com até 18 minutos e cuidadosamente elaboradas com o principal objetivo de disseminar ideias.
Os eventos do TED inspiram e motivam milhares de pessoas, ao redor do mundo. Seja presencialmente, indo até um dos eventos ou mesmo online, vendo um dos vídeos dos talks já realizados.
Mas afinal o que é o TED Talks e onde surgiu?
O TED – (Technology, Entertainment, Design) – em português – Tecnologia, Entretenimento e Planejamento, surgiu em 1984 e foi criado pela Fundação Sapling como uma conferência com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design – por isso a sigla TED.
A primeira vez aconteceu na cidade de Monterey, na Califórnia.
Mais de 30 anos depois, o evento já superou as fronteiras da Califórnia, chegando a todos os cantos do mundo, e indo além dos temas iniciais, passando por questões relacionadas à ciência, política, economia e negócios.
Antes de tudo, precisamos pensar no conceito por trás do TED: que é o de facilitar o acesso de pessoas a conteúdos de qualidade.
Pilares do TED
Os pilares que sustentam esse modelo é a capacidade de:
- Compartilhar ideias
- Inspirar pessoas
- Engajar o público
- Formato de 18 minutos
4 Segredos de oratória do TED Talks
Podemos dizer que o TED Talk apresenta alguns segredos de oratória.
Afinal os melhores oradores dominam a arte de falar em público. Falam com desenvoltura e claro, mostram um profundo domínio sobre o assunto e conseguem espalhar sua ideia em forma de conversas curtas e poderosas.
A principal tarefa do palestrante é transferir para a mente dos ouvintes um presente extraordinário o qual chamamos de ideia. Então se o palestrante consegue fazer brotar essa ideia na mente do seu ouvinte – ele atingiu seu principal objetivo.
1- Seja você mesmo
O primeiro segredo dos melhores oradores de TED Talks é que eles são autênticos. Não queira falar algo que você desconhece, ou que não domina em sua plenitude.
A autenticidade vai fazer com que você fale com desenvoltura e com segurança ao transmitir as informações para a sua plateia.
Entre em sintonia com os seus ouvintes de forma que as ideias sejam capazes de moldar os pensamentos e as novas ideias.
2 – Limite a sua palestra a apenas uma grande ideia
Quando falamos em palestras de TED Talks pressupõe que o orador terá que desenvolver sua tese, sua ideia em 18 minutos. A palestra não precisa ser longa, mas deve ser boa e com conteúdo suficiente para encantar e, claro disseminar ideias.
Para isso, o segredo é limitar a sua palestra a apenas uma grande ideia e torná-la a sua linha de raciocínio durante toda a palestra.
As ideias são de certa forma complexas e você precisa resumir o conteúdo para que as pessoas possam focar sem dispersar da ideia central. Com isso: contextualize, use exemplos e explique da melhor maneira possível.
Se você prolongar demais a sua apresentação pode fugir da objetividade e aí você vai acabar falando muito mais do que o necessário.
3- Dê a plateia razão para querer ouvir
Antes de criar ideias na cabeça das pessoas, você precisa da permissão delas. Se você reparar um palestrante de TED Talk ele tem a capacidade de gerar sintonia e afinidade com a plateia logo nos primeiros minutos.
As pessoas estão ali dispostas a dar parte do seu tempo para ouvir o que você tem a dizer e diante disso, receba-as bem.
Faça contato visual com a plateia, ofereça um sorriso sincero, seja cordial, caloroso e realista.
Após essa primeira fase de conexão entre palestrante e plateia ofereça argumentos que despertem a curiosidade do público. Faça perguntas instigantes e provocativas, intrigantes, curiosas, a ponto de todos ficarem motivados a ouvir o que você tem a dizer.
Conecte-se e prenda a atenção do seu público.
4- Apresente a sua ideia parte por parte
Quando você vai apresentar um novo conceito, ou uma nova ideia é interessante apresentar a sua ideia parte por parte, para isso use conceitos que a plateia já conhece e entende. Use o poder da linguagem para costurar conceitos já existentes. Dê exemplos ligados ao cotidiano das pessoas, faça conexões com o que ela vivencia em seu dia a dia.
Use a linguagem da plateia, quanto mais próximo for a sua linguagem, maior será a chance de ser aceito e criar uma conexão ainda maior com o público.
Uma dica é testar a palestra com pessoas que você confia e ver se aquilo que você está apresentado faz sentido, se ele entende bem tudo o que está sendo apresentado, e se está de acordo com o que você quer apresentar.
E um bônus, que é tão importante quanto os anteriores.
Faça com que valha a pena compartilhar a sua ideia
Você é uma pessoa única e que tem ideias totalmente únicas. Se essas ideias podem mudar o mundo, então vale a pena compartilhar com as pessoas. Basta garantir que a mensagem seja passada de forma clara e concisa.
Pergunte-se: a quem essa ideia beneficia?
Seja sincero com a resposta. Se for algo do tipo: a mim mesmo ou então: a empresa ao qual represento, então não vale a pena compartilhá-la.
Agora se a informação tem o poder de mudar e iluminar o dia de alguém, ou inspirar quem estiver ouvindo, vai agregar valor real a esse público, então você tem o ingrediente principal para dar uma palestra de sucesso.
E esse sim será um presente para toda a plateia e para todos nós que teremos a oportunidade de assistir, seja presencialmente ou através de um vídeo compartilhado.
Lembre-se a principal tarefa do palestrante é fazer brotar uma ideia em seu ouvinte.
E aí, qual você acredita ser um dos segredos de oratória dos melhore TED Talks que não falamos aqui.
Comente e compartilhe suas experiências.
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