Conhecida como a “Rainha da Televisão Brasileira” a apresentadora Hebe Camargo marcou época e até hoje é exemplo pela sua habilidade de comunicação e seu nome está entre os mais falados e usados como exemplo quando o assunto é oratória e comunicação persuasiva.
Durante sua trajetória de nada menos do que 62 anos de carreira, Hebe Camargo colecionou conquistas e reconhecimentos, ela foi apresentadora de televisão, cantora, radialista, humorista e atriz brasileira.
Só com o programa Hebe – que levava o próprio nome – ficou no ar durante 40 anos e passou por diversas emissoras de televisão, entre elas Rede Tupi, Rede Bandeirantes, SBT, Rede Record e Rede TV, sempre com o mesmo estilo de apresentação.
Hebe era considerada a maior entrevistadora do Brasil, tendo entrevistado diversas personalidades como Neil Armstrong, Edith Piaf, Christian Barnard, Amália Rodrigues e Julio Iglesias ainda nas décadas de 1960 e 1970.
Na década de 70 seu programa era o maior sucesso da televisão e chegava a bater uma média de audiência de 70%, algo muito além de outros programas, mesmo nos dias atuais.
Mas o que fez com que Hebe Camargo se destacasse frente ao seu trabalho desenvolvido ao longo dos anos e ficasse conhecida como a Estrela do Brasil quando falamos em comunicação e oratória?
Autenticidade
Podemos afirmar com total certeza que ninguém mais foi tão autêntica quanto a apresentadora Hebe Camargo diante das câmeras, imagine que quando ela iniciou seus trabalhos ninguém fazia nada parecido. Aliás, diga-se de passagem, ela foi a primeira mulher brasileira a aparecer diante das câmeras, só por isso ela já é considerada única e exclusiva, mas muito além de ser a primeira, ela tinha um jeito único de se apresentar e sua forma autêntica com que sempre se mostrou.
Vestia-se com roupas exuberantes sempre repleta de joias, ela realmente era uma mulher extravagante que gostava de glamour e muita festa. Mas acima de todo o luxo que vivia, sua autenticidade ao entrevistar seus convidados e falar sobre temas polêmicos e sempre expondo suas próprias ideias e opiniões eram marcas registradas da loira.
Quando o assunto é ser um bom comunicador a autenticidade tem muito valor. Agora imagine para uma época em que as mulheres não podiam se aparecer, deviam ser discretas no vestir, falar, mal podiam trabalhar fora e chega uma mulher com roupas exuberantes, cabelos loiros e tingidos, dona de uma gargalhada sem igual, ela foi um verdadeiro escândalo para a época em que as mulheres não podiam de maneira alguma chamar a atenção e deviam ser submissas aos pais e depois aos maridos.
Os pontos mais fortes da apresentadora é que ela mesma criou o seu estilo e a partir daí ditou moda e tendência para a época.
Representatividade
Esse pode ter sido mais um dos fatores que fizeram com que Hebe Camargo se tornasse a Rainha da Comunicação, já que ela representava e vivenciava o que muitas mulheres gostariam de ser e de falar, mas que eram boicotadas pela sociedade e pelos costumes da época.
Após sua aparição nas telinhas, muitas mulheres sentiram-se motivadas a expor suas ideias e opiniões, mesmo que contrárias ao que a sociedade impunha na época. Aliás, falando em opiniões contrárias, esse era outro estilo da loira, com ela não existiam meias palavras, ou o tal politicamente correto, ela falava o que tinha vontade, mesmo que muitas vezes isso gerasse inclusive processos judiciais contra ela.
A apresentadora chegou a abandonar um programa ao vivo, quando soube da demissão de funcionários de sua equipe de trabalho. Quer mais autenticidade e opinião própria do que essa?
Ela ainda declarava apoio ou mesmo ser contrária a determinados partidos políticos de acordo com suas convicções pessoais. Algo praticamente inimaginável para um apresentador de televisão, já que eles costumam portar-se apenas como porta-vozes ou interlocutores.
A loira não se intimidava com o que o poderiam falar ou pensar de seus atos, por isso o Programa Hebe ficou conhecido principalmente pela irreverencia da própria apresentadora.
Ícone da Comunicação
Hebe Camargo foi um ícone da comunicação brasileira, pelo seu jeito descontraído, sua risada contagiante e suas marcas registradas como o bordão ‘gracinha’ ou então os selinhos – beijo na boca – que dava em seus convidados.
Ao longo dos anos muitos famosos e personalidades passaram pelo Programa da Hebe, sempre sendo entrevistados com um jeito descontraído e totalmente informal pela dona do programa.
Hebe tinha o dom de fazer com que o convidado se sentisse em casa e totalmente à vontade durante a entrevista. Isso fazia com que cada vez mais ela ganhasse fama e credibilidade junto aos colegas de profissão e ao público em geral.
Questionadora
Hebe era uma mulher que sabia questionar e indagar seus convidados. Ela sempre falou o que deveria ser dito, mesmo que isso pudesse constranger os próprios convidados ou alguém relacionado ao tema. Totalmente independente como mulher e como profissional, essa sua forma de agir e de pensar sempre a deixavam empoderada – muito antes da palavra virar moda e fazer sentido.
Temas em que muitas vezes qualquer apresentador evitaria falar, Hebe fazia questão de por em discussão como homossexualidade, temas políticos e tudo o que ela sentia vontade de falar e perguntar.
Agradava a todos os públicos
Realmente poucos são os apresentadores que conseguem conquistar os mais diferentes públicos. A apresentadora Hebe Camargo conquistou todas as classes sociais e isso é algo praticamente impossível. E como ela fez isso?
Simplesmente pela sua autenticidade de comunicação com os colegas e com o respeito ao público. Ela mesma afirmava que sua plateia era seu principal termômetro para analisar se o programa estava agradando ou não.
Talvez esse também seja mais um dos segredos que fizeram com que Hebe se tornasse a Rainha da Comunicação Brasileira, ela sempre trabalhou e desempenhou seu papel com o objetivo de agradar ao público e a sua plateia, por isso sua autenticidade e, mesmo ao abordar os temas mais polêmicos, ela era única e totalmente original.
E aí você acredita que Hebe Camargo foi mesmo a Rainha da Comunicação?
Quais os motivos que você acredita ser importante para um bom comunicador ter para conquistar o público.