Todo vendedor deve saber se comunicar de maneira assertiva de forma a conquistar seus clientes.

Se ele não souber se comunicar de maneira eficaz terá poucas chances de efetivar qualquer tipo de venda.

Imagine que você vai comprar um roteiro turístico e então você vai atrás de um agente de viagens, mas quando você chega ele desvia o olhar, fala baixinho, já quer logo te mostrar o folder da cidade que você escolheu e já te fala dos preços e formas de pagamento. Parece que quer que você vá embora o mais rapidamente possível da frente dele. E então você ainda insiste e passa a fazer algumas perguntas simples com alguns detalhes do roteiro e ele simplesmente não sabe te responder.

Será que ele vai ganhar a venda?

Provavelmente não!

Entenda o poder da comunicação assertiva na hora da venda!

O vendedor que não se comunica bem não é capaz de vender. Não pense que é porque o cliente não foi com a sua cara, ou porque ele só estava especulando sobre valores ou querendo pechinchar, lembre-se que as pessoas tem algum tipo de problema que precisa ser resolvido e o vendedor deve estar apto a resolver ou a oferecer essa solução.

O vendedor deve ser um especialista na área!

Ou seja, deve conhecer o produto ou serviço que está vendendo, passar confiança em suas palavras, apresentar o conteúdo que o cliente busca.

Se ele não se comunicar bem, pode ter certeza que o cliente vai em busca de alguém que possa transmitir segurança em suas palavras e domínio no assunto.

Quais os segredos da boa comunicação em vendas

Será que existe alguma regra, um segredo, um ritual, uma técnica, seja o que para se dar bem em vendas?

Pode apostar que não é ao acaso que os melhores vendedores estão sempre entre os que melhor se comunicam com a equipe, com os colegas de trabalho e com os clientes.

Grandes vendedores são disciplinados

Entre os segredos dos vendedores está a disciplina. Isso mesmo. Os vendedores campeões são capazes de seguir rotinas, estão sempre se aperfeiçoando, buscando cursos e capacitações para melhorar sua performance para quando estiver de frente a um cliente possa se dar bem.

É capaz de aprender com os erros, tem o hábito de mensurar os resultados e avaliar constantemente seu desempenho.

Movidos a desafios

O bom vendedor é movido a desafios. Nada de mesmice. Ele não deixa que coisas que possam atrapalhar suas metas interfiram em sua rotina.

Foco é uma palavra que faz parte dos seus afazeres diários.

Sabe fazer networking

Os grandes vendedores nunca estão sozinhos. Eles sabem da importância de se fazer networking para gerar novos negócios. Estão sempre em contato com novas pessoas, participam de congressos, eventos, feiras, está sempre na rua para conhecer o mercado, saber as necessidades, ver as atualidades do setor.

O bom vendedor é aquele cara que gosta de estar onde as pessoas estão e sempre quer saber o que está acontecendo a sua volta.

Tem um radar ligado em busca de acontecimentos, eventos, e claro, ouvindo a necessidade do cliente.

Ajuda os outros

O bom vendedor não pensa somente em vender. Ele gosta de ajudar os outros. E não existe nada mais sincero em uma venda do que ter um vendedor preocupado com o que você realmente necessita e não apenas está preocupado em querer empurrar um produto ou serviço.

O bom vendedor nunca se esquece que ele precisa resolver um problema do seu cliente e se pergunta: o que eu espero que aconteça quando resolver esse problema?

Entende que mais que uma venda ele pensa no pós-venda?

Isso mesmo, o bom vendedor é capaz de pensar na comunicação do antes, durante e depois da venda.

Relacionamento pós-venda

Lembra que falamos em networking, pois bem, o cliente agora faz parte dessa sua lista e o bom vendedor é capaz de prezar por ele, e, assim em outras ocasiões oferecer produtos ou serviços para a mesma pessoa.

Sabia que clientes fiéis sempre foram e sempre serão a sua melhor forma de divulgação dos seus produtos ou serviços.

O segredo é cultivar um relacionamento simples e duradouro com os clientes. Aliás é muito mais fácil vender para uma pessoa que você já conheceu do que começar o trabalho todo do zero novamente com um novo prospecto.

Tem um mentor

Todo bom vendedor tem um mentor. Isso mesmo, sabe aquele cara que te inspira e você pensa: nossa quero ser igual a ele!

Pois bem, tenha uma pessoa para se inspirar e espelhar e mais que isso, uma pessoa para te ensinar.

Aquela pessoa que vai sempre estar por perto para te moldar a ser cada vez melhor.

Você é o que comunica

Se você tem um ótimo produto, mas não sabe falar sobre ele, isso pouco vai importar.

Lembre-se que seu cliente não quer simplesmente um produto, ele quer que você o ajude a resolver determinado problema.

Então se você está com dificuldade em se comunicar com seu cliente tenha um roteiro para não se perder, pode ser que o nervosismo te atrapalhe.

É sempre bom seguir algumas dicas para facilitar a comunicação.

Ouça antes de falar

Esse acredito ser fundamental para qualquer vendedor. A arte de comunicar-se bem está mais do que falar bem, mas o segredo maior está em saber ouvir.

Quando você ouve o que o cliente deseja fica muito mais fácil o seu processo de venda.

As pessoas gostam de falar e de serem ouvidas. Então, por que você quer falar antes do seu cliente?

Deixe o seu script de lado no começo da conversa. Veja quais são as necessidades dele, e então, ofereça uma oferta matadora.

Faça as perguntas certas

Melhor do que responder o bom vendedor é aquele que sabe fazer perguntas criativas aos seus clientes com o objetivo de complementar a venda.

Faça perguntas certeiras, sempre pensando em tirar o “sim” do seu cliente.

Ele vai falar tantas vezes o sim ao longo da conversa, que dificilmente você vai sair com um não ao final.

Por isso, volto a repetir, para você fazer perguntas certeiras é preciso saber ouvir.

Tenha cuidado com perguntas prontas, deixe tudo o mais natural possível.

E nada melhor que muito treino para isso.

Fechamento do negócio

Agora é hora de vender. Você já entendeu o que seu cliente busca, sabe como auxiliá-lo. Agora é só fechar a venda.

Não importa se a conversa foi boa se a venda não sair. Se isso acontecer, pode ser que você tenha deixado alguma dúvida.

Então envolva o cliente em todo o processo, você deve conquistá-lo. Demonstre que seu produto vai leva-o a uma experiência única.

Fale com confiança, tenha presença, adote uma postura de líder, não fique cabisbaixo, fale com clareza, com firmeza, demonstre conhecimento, não deixe dúvidas e tenha autoconfiança, sempre.

E aí você acredita que o vendedor que não se comunica bem, não consegue vender?

Comente aqui. Sua opinião é muito importante.

Acredite, falar bem em público é uma decisão

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