Já dizia Steve Jobs, o grande idealizador da Apple, “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera”.
Hoje em dia não existe mais aquele funcionário que entrava na empresa e por lá permanecia a vida toda até a sua aposentadoria. Os jovens agora apresentam novos comportamentos no ambiente corporativo e se eles não conseguem desenvolver suas habilidades e muitas vezes apresentar suas ideias, eles simplesmente decidem trocar de emprego.
Não basta ter alguém para mandar é preciso inspirar.
Se antes essa troca era mal interpretada e avaliada como falta de foco, falta de comprometimento, hoje, pode mostrar que a geração quer aplicar suas habilidades interpessoais mais do que simplesmente cumprir com a jornada de trabalho.
Entre as Soft Skills mais importantes está a criatividade, se o profissional não encontra um ambiente onde possa ser criativo, onde possa ter novos desafios, ele tende a desanimar e a buscar novas oportunidades.
Claro que não é para ficar trocando de emprego a todo o momento ao sabor de uma decepção ou desagrado, pois esse dado ainda estará em seu currículo, e ele também é observado, além é das suas Soft Skills, e essas você só conseguirá mostrar durante sua entrevista ou ainda no dia a dia do trabalho, se for contratado, é claro.
Empresas querem mais do que Hard Skills
Hoje, além das habilidades técnicas – chamadas de Hard Skills – as empresas buscam profissionais que tenham o domínio das Soft Skills – as habilidades interpessoais.
A demanda nas empresas por soft Skills também se dá pela tendência da queda de fronteiras de que um profissional só tinha uma habilidade técnica e ponto final. Nos dias atuais os profissionais devem ser capazes de se adaptar, adquirir novos conhecimentos, novos comportamentos e capacidade de atuar em equipe, mesmo que essa equipe seja formada por diferentes setores dentro de uma mesma empresa, ou por pessoas de realidades diversas, neste novo cenário a pluralidade é muito bem vinda, por isso que soft skills podem te colocar num patamar muito maior na carreira, haja vista a grande necessidade de interações e relacionamentos.
Uma pesquisa recente da Revista Você S/A revelou que somente 13% das demissões acontecem por conta das Hard Skills, enquanto que 87% estão ligadas à comportamentos, ou a falta de comportamentos proativos.
Diante disso, sabemos que para uma empresa não é bom trocar de funcionário a todo o momento, além de toda a parte burocrática de contratação, papelada e etc, existe o tempo gasto e perdido com um funcionário durante o seu treinamento e também a sua integração ao ambiente e aos colegas de trabalho. Por isso, durante os processos de contratação as empresas já tem buscado pessoas com o perfil que integrem além dos conhecimentos técnicos e específicos aquele que é capaz de integrar suas habilidades e atuar de forma harmônica, cooperativa, e buscam perfis que apresentem boa comunicação, empatia e a capacidade de lidar com conflitos.
Principais Soft Skills
Embora existam diversas Soft Skills que o profissional deve trabalhar em si para melhorar, podemos citar as principais:
- Comunicação
- Pensamento Crítico
- Liderança
- Atitude Positiva
- Trabalho em equipe
- Ética profissional
- Inteligência Emocional
- Relacionamento Interpessoal
- Gestão de tempo
- Proatividade
- Flexibilidade
- Resiliência
- Criatividade
Interessante destacar que uma Soft Skill permeia no campo da outra. Não tem como uma pessoa ser líder eficiente sem a Soft Skill trabalho em equipe. A proatividade tem muito a ver com a gestão de tempo, assim como a criatividade tem a ver com a flexibilidade e a atitude positiva com a resiliência. São vários pontos que se conectam e trabalham juntos.
Com isso, o profissional do futuro precisa estar a todo o momento buscando conhecer seus comportamentos e buscar formas de aprimorar essas habilidades pessoais.
O que as empresas buscam
O foco agora está nas pessoas, pois para atingir resultados na entrega é primordial ter pessoas aptas e eficazes a fazer essa entrega.
As pessoas precisam saber fazer o certo na hora certa. Para isso nada melhor do que conhecer a missão, visão e valores da empresa. Saber o propósito da equipe. Ter a capacidade de ouvir as pessoas, ter empatia, atuar de forma servidora, ser autodidata e autogestor dentro do ambiente colaborativo.
Esse modelo permite que os colaboradores desenvolvam habilidades de soft skills e ficam mais felizes. Para esse novo mercado é preciso ser o protagonista da sua própria jornada sempre em busca do seu autodesenvolvimento.
Conheça as 3 principais Soft Skills buscadas pelas empresas este ano
- Liderança
- Comunicação
- Flexibilidade
Liderança
O líder é aquele profissional capaz de mobilizar pessoas para um objetivo, comunicando bem com a equipe. Tem a capacidade de gerenciar equipes de lidar com conflitos, está pronto para mudanças e capacitado a tomar decisões, mesmo em momentos de pressão ou de forte tensão.
Liderar é inspirar e fazer com que a equipe mantenha um alto nível de colaboração entre eles e agir de forma positiva em busca do bem comum.
Comunicação
Essa Soft Skill é vital para qualquer pessoa.
O profissional deve ter uma comunicação assertiva, uma oratória que inspira e esncata. Saber falar e saber ouvir. Comunicar é uma via de duas mãos. Não é simplesmente dar ordens. Você deve falar e se fazer compreendido, além de compreender a equipe e, quando falamos em comunicação não diz respeito somente a fala.
O corpo também fala e sabemos disso. Saiba perceber se algo está incomodando alguém da equipe, mostre que você tem interesse também por ele, não seja apenas interessado, lembre-se que o membro da equipe deve estar bem, feliz com o que realiza e isso faz total diferença nos resultados da sua empresa.
O coach Tony Robbins diz que quanto melhor for nossa comunicação, melhor será nossa vida, ou seja ter uma boa oratória já não é mais uma opção, é uma obrigação para que deseja desenvolver as demais soft skills
Flexibilidade
Essa Soft Skill é demasiada importante, pois se você não é uma pessoa flexível dificilmente terá habilidades de trabalhar em equipe, reconhecer e aceitar as inovações e tendências.
Ser flexível é ser capaz de aceitar que tudo pode mudar e não tem nada de errado nisso.
As empresas querem profissionais que saibam lidar com conflitos de forma dinâmica e ética.
Se você deseja melhorar as habilidades de comunicação e soft skills converse agora mesmo com a nossa equipe.
Heverson Barbosa