5 Dicas de Oratória para surpreender ao Falar em Público

Heverson Barbosaoratória1 Comment

curso para perder a timidez em curitiba

Falar em público é uma necessidade comum e pode ser um diferencial indispensável para quem busca sucesso profissional, tanto que existem cursos de oratória voltado para iniciantes e também para quem quer ser um orador profissional de sucesso.

falar-publico

Mas será que existem técnicas de como conduzir uma palestra de sucesso ao falar em público?

Com certeza essas técnicas estão ligadas à sua oratória. E se você ainda é daqueles que morre de medo de falar em público, vamos selecionar aqui 5 dicas de oratória para você surpreender seus ouvintes.

Primeiro é preciso entender que a comunicação eficaz e a oratória persuasiva deve ser treinada, isso mesmo, assim como você precisa aprender uma habilidade, a hora do treino pode ser ainda mais importante, aliás quando falamos em oratória a prática é ainda mais imprescindível.

Conheça seu conteúdo

Pode parecer clichê, mas conhecer seu conteúdo é o primeiro passo para que sua palestra tenha uma oratória eficiente, primeiro porque você vai falar com naturalidade e segurança e ao invés de se preocupar em saber se está tudo ok com o conteúdo, você vai se atentar a sua forma de se portar e falar.
Ao conhecer seu conteúdo, você vai sentir-se mais à vontade e isso será perceptível ao público através de seus gestos e expressões faciais.

Evite ficar tenso antes de sua palestra, algumas dicas é ouvir músicas reconfortantes, fazer exercícios de alongamento, meditação e técnicas de visualização.

A respiração também interfere em sua comunicação

Algumas técnicas de oratória mostram que a respiração pode demonstrar segurança, ansiedade ou medo. Então aprenda a respirar.

Antes da palestra busque respirar profundamente para acalmar e melhorar a oxigenação das células. Já durante seu discurso respire calmamente, de forma natural, não tenha respiração curta, isso pode te deixar sem ar ao longo de sua oratória.

Variação de voz e fala

falar-em-publico

Assim como nossos gestos e respiração podem mostrar segurança em seu conteúdo o tom de sua voz também.
Imagine conversar com uma pessoa que fala sempre no mesmo tom! Além de cansativo, parece algo robotizado e sem sentimento algum.

Então lembre-se que ao longo de sua oratória seu tom de voz precisa ter altos e baixos. O volume de sua voz também merece cuidado e atenção. Não grite, ou fale baixo demais onde o público precisa de esforçar para entender aquilo que você está falando. Isso pode cansar o público.

Com relação ao volume de sua voz, não esqueça de checar se em sua apresentação será necessário equipamento de som, isso vai depender do tamanho da sala onde vai acontecer sua apresentação e número de participantes. Caso precise de microfone tenha o cuidado de conferir se está com baterias suficientes e se tem um substituto em caso de falhas.

Seu conteúdo precisa ter uma sequência lógica: introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • INTRODUÇÃO – aqui você vai apresentar seus pensamentos e sobre o que vai abordar. Caso alguém ainda não fez a sua apresentação é hora de falar um pouco sobre você, mas seja breve, as pessoas querem saber sobre seu conteúdo.
  • DESENVOLVIMENTO – nesse ponto você vai apresentar seu conteúdo, nessa hora pode ser que você conte alguma história para exemplificar ou até emocionar sua plateia, então abuse de altos e baixos em sua voz.
    Seja firme. Evite perder o foco no assunto. A plateia não gosta de palestrantes que ficam num vai e vem no assunto. Seja direto e sem rodeios. 
  • CONCLUSÃO – Nesse ponto você já deve ter passado todo o seu conteúdo é hora de concluir seu raciocínio e deixar sua mensagem final.

Nessa hora você pode deixar uma mensagem de reflexão para que o ouvinte desperte sobre o assunto abordado.

Clique aqui para baixar um e-book com o passo a passo para fazer apresentações incríveis sem perder horas.

Gestos precisos

gestos-ao-falar-em-publico

Na hora fazer uma apresentação seus gestos devem ser precisos. Evite gesticular em demasia. Faça gestos que combinem com sua fala. Evite cruzar os braços, colocar as mãos no bolso, colocar a mão na boca ou ficar paralisado.
Assim como sua voz, seu corpo também faz parte da apresentação. Use-o.

Caso esteja em um palco, não fique parado em apenas um lugar, mas também não ande demais, pode estressar os participantes e deixar sua palestra cansativa.

Se você estiver em pé aguardando o início de sua apresentação, relaxe os braços. Nessa hora é permitido colocar as mãos no bolso, juntas na frente do corpo ou atrás. Já quando iniciar sua oratória, gesticule conforme as dicas acima.

Mantenha o foco nas pessoas

Sabia que as pessoas gostam de se sentir como se você estivesse falando com elas? Pois é, então foque nas pessoas.
Faça uso do olho no olho com sua plateia, evite olhar para o teto, para as paredes ou horizonte. Isso pode demonstrar insegurança.

Olhe a todos. Ao distribuir o olhar pelo público, não se esqueça de quem está sentado nos cantos da sala ou bem abaixo de você. Todos os seres humanos querem receber seu olhar, até mesmo aqueles que exigem de nós um movimento maior da cabeça para o lado ou para baixo.

Quando estiver distribuindo o contato visual pelo público esteja preparado para ver de tudo e continuar falando. Alguns dormem, outros verificam mensagens no celular, outros discordam com o que você diz através de gestos e expressões faciais. O importante é continuar falando. Essa técnica de oratória é infalível – não perca o foco e tenha auto controle emocional. Lembre-se nem todos estão na mesma sintonia. Então faça o seu melhor.

Evite o nervosismo

falar-em-publico

O nervosismo pode estar ligado à uma série de fatores. Mas boa parte do nervosismo pode ser controlado.
Então se você seguir a primeira dica de conhecer seu conteúdo antes de iniciar sua apresentação, pode ser que boa parte do seu nervosismo vá embora.

O grande segredo para evitar o nervosismo em sua oratória é concentrar-se para que todo o planejado seja executado corretamente. Assim você foca no conteúdo e esquece o nervosismo.

Ao final de sua apresentação sempre agradeça a participação do público! A gratidão abre portas.

One Comment on “5 Dicas de Oratória para surpreender ao Falar em Público”

  1. Pingback: Oratória origem, aplicação e história | Transformatória Communication School

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.