Muito tem se falado sobre as Soft Skills no mercado corporativo e o quanto elas são importantes para os profissionais do novo mercado.
Aliás qual profissional não almeja chegar ao final do dia com suas metas diárias cumpridas, sem aquele estresse ou a ansiedade do dia a dia?
Para isso é preciso trabalhar com o que você gosta!
Mas o que trabalhar com o que gosta tem a ver com as Soft Skills?
Pode ter muito mais do que se possa imaginar.
Afinal quando você gosta de determinada área, você tende a estudar mais sobre o assunto, busca se aprofundar e acima de tudo consegue ter prazer e desenvolver a atividade de forma natural e as suas habilidades comportamentais são expostas de forma mais natural.
Muitas pessoas trabalham em áreas que não tem afinidade e estão infelizes no ambiente de trabalho e a própria insatisfação com o trabalho cria uma barreira comportamental.
A pessoa não consegue ser flexível, não se socializa como deveria e o que é ainda pior mal se comunica com a equipe.
Mesmo que o superior não cobre por algum curso de aperfeiçoamento, você vai em busca deles, simplesmente por gostar do que faz.
Mas afinal de contas o que são as Soft Skills?
As Soft Skills, são as competências ligadas à sociabilidade, à inteligência emocional e ao comportamento e inter-relacionamento.
São as habilidades não – técnicas do profissional. A forma como o indivíduo é capaz de lidar com os problemas, como se relaciona e interage com os colegas de trabalho e a todos a sua volta.
Quais as Soft Skills mais conhecidas:
- Colaboração
- Empatia
- Comunicação
- Liderança
- Inteligência Emocional
- Flexibilidade
Qual a importância das Soft Skills?
Para se ter uma ideia quem consegue atuar de forma a implementar as Soft Skills em seu dia a dia atinge resultados melhores em suas tarefas.
Quando as habilidades são implementadas nas tarefas do dia a dia e o profissional trabalha com prazer ele tende a ter mais habilidade em pensar de maneiras diferentes, ser mais criativo, trabalha em equipe de maneira mais assertiva, tem uma comunicação adequada entre os colegas, é capaz de resolver os problemas e tem autoconfiança.
Como desenvolver as Soft Skills?
Você deve estar pensando: Se as Soft Skills são tão importantes assim por que não é ensinada nas faculdades ou nas escolas?
Porque não é tão simples assim.
Lembra que falamos que são habilidades comportamentais. E, essas dependem muito mais do autocontrole e prática do que de teoria especificamente.
Ao longo da vida somos treinados a pensar que errar é ‘feio’, você faz papel de ridículo, o medo de ser ‘zuado’ nas salas de aula, de sofrer o chamado ‘bulling’ faz com que o cidadão tenha receio de expor a sua opinião e isso acaba travando muitas pessoas e impede de desenvolver suas habilidades comportamentais – as soft skills– de maneira efetiva.
Por que falar algo se o que penso pode não ser bom o suficiente?
Por que tentar mudar se do jeito que é feito está bom?
Mais do que cada um ter a vontade de aprender e desenvolver suas habilidades as empresas de um modo geral precisam estimular e implantar essa cultura de incentivo. Afinal de contas, quem domina as Soft Skills não traz resultados somente para si e sim para toda a empresa. Consequentemente interfere na rentabilidade e lucratividade das empresas.
Para que essas habilidades sejam incentivadas, é fundamental que você as reconheça e deixe-as mais aparentes em cada colaborador. Desse modo, você estimulará o desenvolvimento de todos.
Várias são as estratégias que podem ser adotadas para desenvolver as Soft Skills, mas aqui vou trazer 3 para serem implantadas.
- Criatividade
- Flexibilidade
- Cultura de feedback
Criatividade
Ser criativo é algo bom. Cada indivíduo vem de uma cultura e vivência particular e única e que tal reunir os colaboradores para que possam pensar juntos em prol de desenvolver algo inovador e melhorar os processos da empresa?
Cada pessoa pode contribuir com ideias para reduzir custos, desenvolver novos produtos, implantar iniciativas mais sustentáveis, ou seja, muitas vezes você tem uma joia dentro da empresa e só precisa lapidá-la.
Deixe a criatividade fluir. Não se sinta intimidado pelos moldes e antigos paradigmas.
Nesse quesito realizar cursos, visitar novas culturas, outras empresas, fazer meditação, yoga, entre outros ajuda e muito a estimular a Soft Skill criatividade.
Flexibilidade
Sabe aquilo que sempre deu certo, não quer dizer que possa mudar a forma de ser realizado ou executado.
Quem até pouco tempo atrás imaginou trabalhar remotamente, reuniões à distância, ter uma empresa líder em serviços de transporte sem ao menos ter um veículo?
Pois é o mercado é dinâmico, está se estruturando e em constante transformação. E, assim como tudo se renova o líder precisa ter a Soft Skill da flexibilidade bem estruturada e pronta para se adaptar, pois só assim saberá lidar com diferentes equipes, diferentes ideias, processos e novos cenários de trabalho.
Não existe mais o certo e o errado. É preciso ser flexível e se moldar ao novo sem medo.
Cultura de feedback
Nesse novo cenário onde as pessoas podem dispor suas ideias em busca de um bem comum nada melhor do que estimular a Soft Skill da cultura de feedback.
Quando você reserva um tempo para ouvir os funcionários e trocar experiências, essa sinergia contribui para que a equipe perceba os pontos a serem melhorados os que estão bem alinhados e com resultados produtivos.
Desenvolva uma cultura aberta de feedbacks coletivos e individuais. Estimular e reconhecer a equipe de trabalho mostra que além de pensar nos resultados da empresa está aberto a ouvir.
Mostra comprometimento com a equipe e com o todo e claro, ajuda a estimular e a ser mais proativo.
Vira quase um ciclo, pois quem é estimulado a trabalhar melhor, se transforma em uma pessoa mais criativa, comunicativa e flexível às mudanças.
E aí, você se considera uma pessoa flexível em seu ambiente de trabalho?
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