Aprenda o passo a passo para falar bem em público de forma rápida e inteligente
Quem nunca teve medo de falar em público? Desde os tempos da escola quando você tinha que fazer uma apresentação para a turma já rolava aquele frio na barriga, a voz não saía e você não sabia nem mesmo onde enfiar a sua cara.
Isso é mais comum do que você imagina
Não pense que o tal medo de falar em público é algo exclusivo seu, oratória, fazer apresentações, estar em situação de exposição são um dos maiores medos da humanidade! E tudo isso acontece porque de uma forma geral as pessoas buscam reconhecimento e ser bom suficiente naquilo que se propôs a fazer. Então o medo do julgamento e do que a plateia vai pensar acaba travando muitas pessoas na hora de subir ao palco.
E o medo e Ansiedade?
Podemos dizer que o medo e a ansiedade caminham juntos nesse caso – porque tanto um quanto o outro trazem a sensação de que algo ruim vai acontecer, fica uma tensão no ar e uma sensação desconfortável, muitos nem sabem ao certo explicar, mas a ansiedade nada mais é do que a antecipação de algo ruim que pode ou não acontecer e isso desencadeia uma liberação de uma série de hormônios sendo o mais conhecido deles a adrenalina. Então fique tranquilo, pois sentir medo e ansiedade diante de um palco é extremamente fisiológico.
Vamos Então Para a Parte Prática!
Aqui vamos trazer 5 passos simples que podem ser aplicados antes de uma palestra, de uma reunião, de uma apresentação ou mesmo antes de uma entrevista de emprego onde você terá que participar de uma dinâmica de grupo ou falar em público de alguma forma.
Prepare-se Bem para falar em público
O primeiro passo é claro se preparar. Quando você domina o assunto que vai abordar tudo fica mais fácil, até sua auto confiança aumenta. Conheça o material a ser apresentado, os slides, revise seu material, veja se tem muito conteúdo ou pouco. Analise se o que tem lá é suficiente para sua apresentação e sempre procure informações sobre a atualidade do seu tema, veja o que estão falando por aí. Essas informações extras sempre ajudam a contextualizar e faz com que o público fique ainda mais atento, quando você traz atualidade e proximidade.
Treine como um atleta para ter boa oratória
Eu queria pegar essa pessoa que colocou na cabeça das pessoas que Oratória, falar em público, retórica, etc. É um dom!
Qual o problema disso? Se você acha que é um do, você não treina…Isso é muito ruim, tem que treinar como um atleta, ou seja muito!
Depois de preparar sua apresentação é hora de treinar. E aqui você vai treinar sua fala, sua postura, seu andar. Tudo isso conta na hora da apresentação. Treine na frente do espelho, grave com uma câmera e depois assista, chame algum parente ou amigo para avaliar e peça para que ele seja sincero, pois você precisa melhorar a sua performance.
Aqui você vai treinar além do conteúdo, mas também sua expressão corporal, sua voz, sua respiração. Analise o contexto.
Sabia que aprendemos através de repetição? Então por isso é importante você treinar sua apresentação, para ficar cada vez melhor.
Fale, fale, fale, até ter uma boa comunicação
Se você faz parte do grupo que foge de exercícios físicos saiba que se quer performar no paco e aprender a perder o medo de falar em público fazer exercícios físicos vão te ajudar a melhorar o desempenho, isso tudo acontece porque quando fazemos atividades físicas nosso corpo libera hormônios e o mais conhecido deles é a endorfina eu ajuda a relaxar, ela ajuda a dar sensação de prazer e de bem estar, além de regular as emoções. E aí ficou convencido de que precisa fazer exercícios?
Empodere-se, falar bem é simples
Há quem diga que dizer palavras poderosas como “eu posso, sou invencível, sou forte, eu sou o máximo” e por aí vai ajudam o autoempoderamento. Faça posições de vencedores, da Mulher Maravilha, cada um pode seguir um certo ritual, dar tapas no peito, tudo para mostrar ao seu cérebro que você é capaz de enfrentar seus próprios medos.
Sabia que as pessoas da plateia, estão torcendo pelo seu sucesso? Sim, elas querem que você dê uma palestra excelente, que passe muito conteúdo para ela e que seja a melhor palestra. Ela está lá por algum motivo, pode ter certeza que não é para te ver fracassar ou ficar te analisando. Então não tenha medo do que as pessoas estão pensando, não deixe que isso te trave. Suba ao palco e dê o seu melhor.
Relaxe, afinal você já sabe falar bem em público
Antes de entrar no palco ou de falar em público de alguma forma, não tente repensar ou repassar o conteúdo, você já estudou bastante sobre ele durante algum tempo, ou deveria ter estudado.
Converse com o nosso time de consultores, eles vão te ajudar a solucionar esse problema para falar em público mais rápido do que você imagina!
Nessa hora o mais importante é fazer relaxamento, respire profundamente, se tiver o hábito de fazer técnicas de meditação pode ser hora de fazer alguns com o intuito de baixar sua frequência cerebral. Pode colocar uma música mais calma para te ajudar a atingir esse estado de relaxamento.
Nesse caso, existem dois tipos de palestrantes, então você vai ter que identificar qual o seu, pode ser que você queira relaxar em um ambiente mais tranquilo e com músicas de meditação ou exatamente o contrário, há quem prefira gritar, colocar a voz para fora e ouvir um bom e velho rock in roll . Não existe certo ou errado e sim qual você se sente melhor e mais confortável para enfrentar o medo de falar em público antes de subir ao palco.
Mas atenção!
Na maioria dos casos, essas técnicas são suficientes para que você se dê bem antes de suas apresentações e enfrente seus medos. Mas existem casos ligados a fobias e traumas, então nesse caso é preciso buscar apoio de um profissional, que não só fale bem em público, mas também saiba ensinar as técnicas da oratória moderna que são importantes para se comunicar bem.
Mas vai por mim, a maioria das pessoas tem um medo possível de ser convertido apenas com técnicas e um bom curso de oratória.
Para entender um pouco mais do que é e da importância de um curso de oratória, clique aqui.
E aí você tem medo de falar em público?
Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!
Confira outros artigos!
[ess_grid alias=”transformatoria”]
Se não sabe como se fala, não importa o que se fala!